Atuações

PROJETOS

Convidamos você a percorrer a página e conhecer os projetos que já passaram por aqui, buscando promover a dignidade da pessoa humana através de ações educacionais, socioculturais e promoção da saúde. Juntos, podemos fazer a diferença!

Escola Caju Moçambique

Moçambique 2024

Em fevereiro de 2024, o E-Missão, em parceria com Attos ONG, CEMU e a Igreja Esperança, mobilizou diversos voluntários para colaborarem com a missão na viagem para Moçambique. Entre esses voluntários, encontravam-se profissionais das áreas de saúde, educação e pedagogia, além de outros profissionais liberais que se uniram em prol de várias atuações no projeto.

A fundação CEMU, com o apoio do e-Missão em campanhas de anos anteriores, deu início à construção de uma escola em Nhamatanda. Apesar da estrutura ainda não estar totalmente adequada, as aulas na Escola Caju já começaram a atender as crianças. No entanto, um dos principais objetivos do projeto é expandir para as cidades de Beira e Dondo, melhorando e ampliando também o atendimento em Nhamatanda. Isso inclui aprimorar a infraestrutura, fornecer material didático avançado e oferecer treinamento aos professores. Juntos, podemos construir um futuro promissor e mais justo para essas crianças!

Moçambique 2020

Em janeiro de 2017, o e-Missão levou vários voluntários para colaborarem com a missão Mais em Acauã – Piauí. Dentre esses voluntários, estavam diversos profissionais das áreas educacional, saúde, esportiva e artística, dentre outros profissionais liberais que cooperam em vários projetos.

 
 

 

 

Brumadinho

O e-missão: rede cristã de voluntariado, em parceria com o Transforma Brasil, cadastrou, identificou e alocou voluntários em diversas frentes de trabalho na cidade de Brumadinho (MG). Trabalhamos em pontos estratégicos e em regime de escala com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes social e veterinários. Diversos capelães católicos e protestantes também estiveram prestando atendimento aos parentes das vítimas, que tanto sofreram e têm sofrido com a perda de familiares nessa tragédia.  A lama atingiu o rio e se alastrou por diversas cidades atingindo a Bacia do Rio Doce e chegou ao Rio São Francisco. Em Brumadinho, a comunidade do Parque da Cachoeira foi uma das mais atingidas, essa região foi considerada zona quente porque sua localização é bem pertinho da Mina do córrego do Feijão. Dentre todas as ações, realizamos uma homenagem aos familiares das vítimas e aos bombeiros, estes últimos heróis que trabalharam incansavelmente nas buscas por desaparecidos.

 
 

 

 

Café Solidário

A doação para pessoas em situação de rua é fundamental para oferecer apoio e dignidade a esses indivíduos. Muitos moradores de rua enfrentam dificuldades como fome, frio e preconceito diariamente. O projeto e-Missão, em parceria com outras organizações, serviu café solidário aos domingos embaixo do Viaduto Santa Tereza. Cerca de 400 moradores em situação de rua eram beneficiados com suco, achocolatado, café, biscoito, bolo e pão com salsicha. Essa ação não apenas supria necessidades básicas, mas também proporcionava um momento de acolhimento e humanização para essas pessoas vulneráveis.

 
 

 

 

Varal Solidário

O Varal Solidário, em parceria com o e-Missão e o Transformar Contagem, distribuiu kits em cabos e os disponibilizou para quem quisesse pegar. Essa alternativa visa reduzir o contato direto na distribuição e fortalecer as regras de distanciamento social como medida preventiva contra o novo coronavírus. Faixas e cartazes com orientações sobre higienização das mãos, uso de máscara e recomendações de distanciamento social também fizeram parte da ação. A iniciativa foi realizada em diversos locais.

Simultaneamente, a população que buscava atendimento nas unidades, acompanhantes, profissionais de saúde e transeuntes foram presenteados com lanches carinhosamente doados por parceiros e preparados por voluntários. O objetivo era oferecer apoio a quem precisa. Um simples lanche para quem esperava atendimento ou estava passando por um momento difícil pode trazer alívio. Além disso, o Varal Solidário prestigiou os colaboradores das unidades participantes, presenteando-os com marmitinhas de lanches e mensagens escritas à mão pelos voluntários, agradecendo pelo trabalho de assistência à saúde durante a pandemia.

Dentista fazendo atendimento

São José do Belmonte

Em janeiro de 2018, o e-Missão esteve presente com vários voluntários para colaborarem com a missão Fonte no Deserto. Nessa viagem, com a ajuda de nossos colaboradores financeiros e voluntários, conseguimos doar um consultório odontológico com um gerador de energia, além dos trabalhos e atendimentos a adultos e crianças.

 
 

 

 

Acauã

Em janeiro de 2017, o e-Missão levou vários voluntários para colaborarem com a missão Mais em Acauã – Piauí. Dentre esses voluntários, estavam diversos profissionais das áreas educacional, saúde, esportiva e artística, dentre outros profissionais liberais que cooperam em vários projetos.

 
 

 

 

Voluntária do e-Missão com crianças e outras crianças ao fundo
Imagem de máquinas trabalhando na retirada de barro em Barra Longa

Barra Longa

Em novembro de 2015, o e-Missão mobilizou muitos voluntários para colaborarem com os moradores de Barra Longa, um distrito localizado a 62 km de Mariana. O mar de lama invadiu grande parte do distrito, e a população que vivia às margens do rio perdeu tudo. Não restou nenhuma esperança, tanto para os pescadores quanto para muitos agricultores que possuíam hortas na beira do rio. Até mesmo a população que vivia nos morros, onde a lama não chegou, sofreu com a perda dos empregos, principalmente as pessoas que atuavam como domésticas nas residências invadidas pela lama. Realizamos visitas às casas nos morros, e seus moradores estavam completamente desolados e sem esperança para o amanhã. Os voluntários do e-Missão trabalharam na retirada da lama das casas e também levaram doações, incluindo água e comida.

 
 

 

 

Projeto Só-letrar

O Programa Só-Letrar é um projeto essencial que visa a alfabetização e o letramento de crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, esse programa tem como objetivo proporcionar a apropriação da leitura e da escrita a crianças da rede pública de ensino. Além de garantir o sucesso na escolarização, busca-se também o desenvolvimento de competências indispensáveis para a plena inserção na vida social e profissional. O Só-Letrar é um passo importante na democratização do acesso à educação de qualidade.

 
 

 

 

Imagem do voluntário Álvaro cortando o cabelo de um senhor
Imagem de uma dentista voluntária realizando tratamento dentário em uma senhora

Voluntário

Seja um voluntário

Se você está interessado em cooperar nesta missão e ajudar no alívio às aflições de tantos que necessitam, você é convidado a se engajar nas nossas ações, já que não faltam oportunidades para uso das suas habilidades.