O e-Missão é uma organização não-governamental responsável, constituída sob a forma de associação, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, com autonomia jurídico-administrativa, apartidária e sem fins lucrativos, cuja missão é prover soluções e recursos humanos, técnicos e intelectuais de alta qualidade a iniciativas de impacto social.
Captamos recursos humanos voluntários de maneira inteligente baseado em análise de perfil.
Orientamos os voluntários dentro de um programa de formação em Voluntariado Responsável (VR)
Conectamos de maneira inteligente (match) os profissionais (voluntário ou não) qualificados às demandas das iniciativas de impacto social.
Potencializamos iniciativas de impacto social orientado por boas práticas em gestão de projetos e recursos humanos
Gerenciamos de maneira integrada e descentralizada os recursos humanos baseado em clara definição dos objetivos a serem alcançados.
Monitoramos e avaliamos de maneira participativa, continuada, quantitativa, qualitativa e transparente a atuação do e-Missão de acordo com seus objetivos.
Na tarde de 5 de novembro de 2015, a barragem de rejeitos do Fundão, operada pela mineradora Samarco, rompeu-se no município de de Mariana(MG), liberando cerca de 50 milhões de m³ de rejeitos de mineração de ferro. Um grupo de amigos, pertencentes a uma comunidade cristã em Belo Horizonte, se solidarizaram com a situação e resolveram recolher donativos e organizar uma equipe de voluntários para levar ajuda à população. Aqueles que não puderam ir, doaram produtos de limpeza, água mineral, alimentos e roupas. No dia 15 de novembro, a equipe partiu de Belo Horizonte para o município de Barra Longa, uma das áreas mais atingidas pela lama.
O trabalho foi muito intenso, envolvendo muita força braçal. Se uniram a equipe de assistentes sociais que visitaram as casas e encontraram pessoas desoladas. As famílias que moravam próximo ao rio perderam tudo; as que habitavam nos morros, mesmo não tendo as casas atingidas diretamente pela lama, também sofreram, pois, muitos trabalhavam nas grandes hortas ou nas casas próximas ao curso das águas.
Quando A Equipe Voltou Do Local, Totalmente Cobertos De Lama, Entenderam Que Este Trabalho Fazia Parte Da Vocação De Cada Um E Que Era Preciso Se Organizar Como Um Projeto De Ajuda Humanitária Aos Mais Necessitados, Em Parceria Aos Órgãos Federais, Municipais E Estaduais, Além De Outras ONG’s, Fortalecendo, Assim, O Trabalho Voluntário De Atendimento À Sociedade Civil Quanto Às Inúmeras Demandas Da População Nacional E Internacional. Dessa Maneira, Nasceu, Primeiramente, O Projeto E-Missão.
De lá para cá, o trabalho cresceu bastante: o projeto, em parceria com com algumas instituições, realizou diversos cafés com pessoas em situação de rua no centro de Belo Horizonte; Consultoria em gestão de ONG’s parceiras; Projeto humanitário em 2017 em Acauã – Sertão de Piauí; Projeto humanitário em 2018 a São José do Belmonte – Sertão de Pernambuco. Com tanto trabalho, começamos a pensar seriamente em darmos um passo maior, rumo à abertura de uma ONG.
Na tarde de 25 de janeiro de 2019, em meio a muitos burburinhos e nada muito concreto, soubemos que mais uma barragem havia se rompido. Naquela noite, toda a equipe já estava ciente que teríamos muito trabalho para os próximos dias. O Estado estava desolado. No sábado fomos para Brumadinho – MG e, logo cedo, disponibilizamos todo o auxílio necessário para a população.
Chegamos a ter em nosso sistema aproximadamente dois mil voluntários mobilizados para assistência da população atingida. Dentre eles, médicos, psicólogos, enfermeiros, analista de sistemas e voluntários de diversas outras áreas. E essas demandas não eram somente em Brumadinho(MG), mas também em Belo Horizonte, como o apoio psicológico dados às famílias no IML ( Instituto de Medicina Legal) quando recebiam notícias da perda de algum ente familiar.
E não paramos por aí. Em março de 2019, o projeto apoiou financeiramente, através de campanha nas redes sociais, as vítimas do Ciclone Idaí, em Moçambique. Vimos que a necessidade da abertura de uma ONG era inadiável, pois isso permitiria sermos uma ponte entre a sociedade civil e comunidades vulneráveis. Além disso, a institucionalização do e-Missão facilitaria a difusão dos conhecimentos técnicos, competências intelectuais e expertise de alta qualidade, adquiridos em iniciativas de impacto social ao longo do tempo.
E não paramos por aí. Em março de 2019, o projeto apoiou financeiramente, através de campanha nas redes sociais, as vítimas do Ciclone Idaí, em Moçambique. Vimos que a necessidade da abertura de uma ONG era inadiável, pois isso permitiria sermos uma ponte entre a sociedade civil e comunidades vulneráveis. Além disso, a institucionalização do e-Missão facilitaria a difusão dos conhecimentos técnicos, competências intelectuais e expertise de alta qualidade, adquiridos em iniciativas de impacto social ao longo do tempo.
Assim, em novembro de 2019, a OMCV passou a incorporar juridicamente o e-Missão. Com isso, também foi herdado o compromisso de continuar o empreendimento social realizado durante 10 anos por essa instituição.
E o trabalho não para. O e-Missão, por meio de parcerias, realiza ações devido às chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul, além de atuar pontualmente junto às enchentes que atingem a Grande Beagá: Roça Grande, um bairro de Sabará, e Vila Barraginha, bairro de Contagem, ambos localizados na Grande Belo Horizonte. Anualmente, enviamos a Moçambique uma equipe que desenvolve um trabalho já iniciado em 2021, com prestação de atendimento médico, assim como palestras e pequenos cursos de saúde.
Como equipe, somos imensamente gratos pela nossa missão de promover a cultura do voluntariado em nossa sociedade.